Caxias do Sul é um município do Rio Grande do Sul, e é considerada a maior cidade de imigrantes italianos do estado. Em 1875 as terras conhecidas por Campo dos Bugres, receberam os primeiros agricultores imigrantes que traziam na bagagem velhos utensílios, mudas de videiras e muita esperança. A influência desses imigrantes foi tão forte, que a cultura italiana foi incorporada no tradicionalismo gaúcho. Hoje, a cidade é o eixo econômico da região mais diversificada do país, onde se desenvolvem desde o artesanato até a indústria automobilística.
Também é reconhecida pelo seu pólo de metal-mecânico, sendo umas das melhores no Brasil e a principal na América Latina. Na cidade, os visitantes podem aproveitar todas as maravilhas e sabores que a Serra Gaúcha tem a oferecer. E também, contam com atrações que são bem variadas, destacando-se: a Igreja de São Pelegrino, que é o ponto de referência artístico da cidade, a Casa de Pedra e o Museu Municipal, onde se encontram registros históricos que são preservados, o importante Monumento Nacional do Imigrante, que simboliza o heroísmo, a luta e o trabalho dos colonizadores.
Na vila de Ana Rech, outra atração que vale a pena ver, é o presépio permanente na praça principal, a casa típica São Bráz e o castelo Château Lacave, que além de possuir arquitetura e decoração medievais, oferece aos visitantes a oportunidade de conhecer a produção artesanal dos vinhos. Caxias é tão conhecida por ser a terra da uva e do vinho, que realiza a cada dois anos a Festa da Uva. Nessa importante festa, são expostos os produtos da região e acontecem desfiles de carros alegóricos pelas ruas do município.
Além destes atrativos, existem diversos roteiros turísticos. Entre eles estão: o Caminho da Colônia, entre Caxias e Flores da Cunha, onde pode se notar as influências da imigração italiana, através da gastronomia e vinícolas. Nas continhas Zanrosso pode-se comprar ótimos produtos coloniais e vinhos, e Tonet, onde você pode fazer o seu próprio vinho, desde a colheita da uva até a criação do rótulo da garrafa.
No roteiro Estrada do Imigrante, você poderá percorrer o trajeto que os primeiros imigrantes fizeram na Serra Gaúcha no século 19, e também poderá visitar o Museu Zinani, numa casa de 1915 com objetos da época (agende um café colonial), as casas Bonet (1877), de pedra, onde é possível passear de carretão pelo parreiral e a igreja de pedra Sacro Cuore.