terça-feira, 13 de setembro de 2011

Ilhabela e Litoral

Praias

Dezenas de praias disputam a preferência dos turistas. No lado oeste da ilha, voltadas para o continente, ficam as praias com melhor estrutura turística. O acesso para as praias de Castelhanos e do Bonete – na costa leste e voltadas para o mar aberto – é difícil; a estrada de barro exige veículos 4x4.

Cachoeiras

A Cachoeira da Toca, com piscina natural e pedras usadas como tobogã, é um dos pontos turísticos mais tradicionais de Ilhabela. A maior parte do acesso é feita em estrada pavimentada, restando apenas o trecho final em estrada de terra. A Cachoeira do Gato se destaca pela queda d'água de 70 m de altura – a trilha de acesso é de dificuldade média e dura cerca de 45 min, a partir da Praia de Castelhanos. Já a Cachoeira do Lage, no caminho para a praia do Bonete (é preciso 1h de caminhada), tem queda de 60 m.

Centrinho

O centrinho de Ilhabela tem comércio bastante diversificado: bares e restaurantes, lojas de grife, de artesanato e de equipamentos náuticos. É ali, também, que se concentra o agito da vida noturna.

ATIVIDADES

Mergulho

O inglês Dart (1884), o transatlântico espanhol Príncipe das Astúrias (1916) e o alemão Sigmund (1929) estão entre as dezenas de navios que naufragaram no Canal de São Sebastião e que hoje despertam a curiosidade dos mergulhadores experientes. Para principiantes, um dos melhores pontos de mergulho é a Ilha das Cabras, de fácil acesso e exuberante vida marinha.

Pesca esportiva

Empresas especializadas oferecem programas de pesca esportiva embarcada no mar do entorno da ilha. Passeio de escuna O roteiro mais comum costeia as praias do Norte da ilha, com paradas na Praia da Fome e na Praia de Jabaquara.

Passeio de lancha

Roteiro similar ao do passeio de escuna, com possibilidades de se efetuar percurso personalizado, que inclui exploração das praias da Fome, Saco do Eustáquio e Castelhanos.

Passeio de jipe

As operadoras locais fazem excursões de jipe para grupos de até 12 pessoas até a Praia de Castelhanos, localizada a 24 km da vila. A estrada de terra é precária, cruza rios e cachoeiras e alcança a altitude de 800 m, num percurso de aproximadamente 1h30 até a praia.

Trekking

Para quem gosta de caminhar, Ilhabela oferece trilhas com todos os níveis de dificuldade. A da Água Branca, com 2.145m de extensão, é de baixa dificuldade. O percurso começa na entrada do Parque Estadual de Ilhabela e inclui seis cachoeiras, áreas para piquenique e identificação de diversas espécies de árvores. As trilhas do Bonete e da cachoeira da Lage são mais difíceis – ambas exigem bom preparo físico. A partir da Ponta da Sepituba, onde há estacionamento, os 13 km de trilha são bastante acidentados e atravessam três cachoeiras, paradas para merecido descanso durante as três ou quatro horas de caminhada. Todas as trilhas dentro do Parque Estadual de Ilhabela precisam de guia. Informações: (12) 3896-2660.