Penedo ergue-se imponente sobre o rochedo às margens do Rio São Francisco, como uma das mais bonitas e antigas do Brasil. A cidade impressiona seus visitantes pelo rico patrimônio histórico e cultural, que pode ser visto em igrejas, conventos e palacetes do século XVII e XVIII. Todas as construções proporcionam uma verdadeira viagem ao passado do Brasil Colonial.
A contribuição dos colonizadores portugueses e holandeses e dos missionários franciscanos pode ser constatada na arquitetura barroca de conventos e igrejas que fazem da cidade Patrimônio Histórico Nacional.
Penedo ostenta beleza e história, que podem ser conferidas numa visita aos conventos Nossa Senhora dos Anjos e Nossa Senhora das Correntes. Há também a Igreja de São Gonçalo Garcia, onde se encontra um conjunto de imagens em tamanho natural, representando os passos da Paixão de Cristo.
A cidade ainda oferece aos seus visitantes uma linda imagem de todo litoral Sul do Estado de Alagoas, com praias, rios e lagoas, que escondem encanto e mistério. O artesanato é um dos principais destaques da cidade e atrai diversos turistas em busca de esculturas em madeiras, pedra calcário, gesso e barro.
Eventos
Festa do Bom Jesus dos Navegantes
É a maior festa religiosa do Estado de Alagoas. O ponto alto é a procissão fluvial de Bom Jesus dos Navegantes, em que cerca de 100 barcos navegam pelo rio São Francisco. Mais de 100 mil pessoas participam. Ocorre no segundo domingo de janeiro.
Festival de tradições populares (abril)
Banda de pífanos e concertos de violinos animam a cidade por uma semana.
Penedo Fest (Outubro)
Carnaval fora de época que agita a cidade com bandas de axé e seus trios elétricos.
As pousadas e hotéis de Penedo são simples e integrados ao ambiente histórico da cidade. Há opções de vários níveis de preço.
Penedo tem bons restaurantes especializados em comidas típicas da região, como ensopado de jacaré, pirão de pitú, escabeche de piranha e peixada preparada especialmente com surubim, o principal peixe do Rio São Francisco.
Confira opções de pousadas, hotéis e restaurantes nos sites abaixo: http://www.canalpenedo.com.br/ondecomer.php http://www.canalpenedo.com.br/ondehospedar.php
Atrações
Igreja Nossa Senhora das Correntes
No movimento abolicionista, os escravos usaram a igreja como refúgio - à esquerda do altar, pode-se ver a passagem secreta onde eles ficavam até receber uma carta de alforria falsificada e, assim, fugir para Palmares. Construída em 1720 para ser uma capela privativa da família Lemos, a Igreja Nossa Senhora das Correntes é considerada por Germain Bazin, diretor do Museu do Louvre de Paris, a mais bela do Brasil.
Igreja Nossa Senhora dos Anjos e Convento São Francisco
Obra construída a partir de 1660 sobre as ruínas do forte de Nassau, com pinturas em ouro nos altares e na coroa portuguesa, em cima da nave principal. O púlpito é decorado com pátina dourada e concha de jacarandá. O Convento guarda a belíssima escultura "Senhor Glorioso".
Catedral de Nossa Senhora do Rosário
A Igreja apresenta duas torres simétricas separadas por um frontão decorado por três vitrais franceses. No interior, arcos romanos, nichos greco-romanos e a capela do Santíssimo Sacramento a tornam um monumento que enche os olhos.
Oratório da Forca
Construção colonial de 1769, destinada às orações dos escravos condenados à morte, que rezavam à espera da chegada do carrasco.
Paço Imperial
Sobrado que hospedou o Imperador Dom Pedro II em sua visita à Penedo em 1859.
Mirante da Rocheira
Antigo porto da cidade. Do local pode-se ver, na outra margem do rio, a cidade de Santana de São Francisco (Estado de Sergipe).
Casa de Penedo
Museu que revela a história da cidade e da vida do Barão de Penedo (1815 - 1906), diplomata no Império e na República.
Teatro Sete de Setembro
Inaugurado em 1884. Propriedade da Imperial Sociedade Filarmônica Sete de Setembro, cujo título de Imperial foi concedido pelo Imperador Dom Pedro II. Foi o primeiro teatro construído em Estado de Alagoas.
Rio São Francisco
O Rio São Francisco é uma atração à parte, com suas canoas impulsionadas por velas duplas, e lanchas e balsas que fazem o transporte de pessoas e mercadorias entre as cidades ribeirinhas. O nascer e o pôr do sol, refletindo nas águas, formam um cenário inesquecível aos privilegiados espectadores. Além de sua aptidão natural para o lazer, com pequenas praias e ilhas de areia fina, do Velho Chico também permite a prática de esportes como a pesca, passeio de barco, canoa, etc.