domingo, 29 de maio de 2011

Rio de Janeiro - Santa Teresa


Um dos cenários mais pitorescos do Rio de Janeiro, Santa Teresa fica no alto de uma colina recortada pelos trilhos do velho bondinho elétrico que ainda circula pelas ruas estreitas do bairro. Repleta de largos e espaços culturais que revelam paisagens das zonas Norte, Sul e Centro, ‘Santa’ é tomada por sobrados que abrigam ateliês, lojinhas de artesanato, bares e restaurantes. Um dos prédios mais importantes é o Convento de Santa Teresa, erguido no século XIX e que deu nome ao bairro. Quem optar por chegar até lá a pé, partindo da Lapa, terá a oportunidade de conhecer a mais famosa escadaria da cidade – a Selarón, com 215 degraus recobertos de mosaicos de cerâmica nas cores verde, amarelo e azul. A escada foi batizada com o nome do artista plástico chileno que assina a obra.

Como chegar: De bonde - partida da Estação dos Bondes diariamente, das 7h às 21h30 (R. Lélio Gama, s/nº - Centro - ao lado do prédio da Petrobras). Tel:             (21) 2215-8581       / 8559 

sábado, 28 de maio de 2011

Pão de Açúcar & Maracanã

Pão de Açúcar

A emoção do passeio ao Pão de Açúcar começa bem antes de se chegar ao topo do morro, a 400 metros acima do nível do mar. A aventura tem início com a viagem de bondinho, um teleférico envidraçado que apresenta detalhes e ângulos únicos da perfeita geografia carioca. A primeira parada é feita no Morro da Urca, a 220 metros de altitude. Dali, avista-se a Baía de Guanabara e a Enseada de Botafogo. Na segunda e última parada, o visual panorâmico apresenta, além da baía, grande parte da orla da Zona Sul e de Niterói. No verão, vale a pena subir ao Pão de Açúcar no final do dia para curtir o pôr-do-sol ou à noite, para ver as luzes da cidade e badalar no Noites Cariocas - shows com grandes nomes da música brasileira. 

Maracanã

Inaugurado para receber a Copa do Mundo de 1950, o Maracanã é segundo ponto mais visitado pelos turistas e moradores no Rio de Janeiro. Agora em obras, o estádio continua de portas abertas. A nova visitação foi aberta no dia 4 de março de 2011 e é feita pela Torre de Vidro. Localizado na Zona Norte da cidade, o acesso ao complexo – que compreende também o Maracanãzinho, a Pista de Atletismo Célio de Barros e o Parque Aquático Julio de Lamare – é fácil. É possível chegar de metrô (estação Maracanã ou São Francisco Xavier + integração), ônibus ou trem: todos param em frente ao Estádio. 


Ao longo dos andares da Torre, é possível ver o acervo do estádio. A antiga Calçada da Fama foi transportada e lá estão eternizados 100 pares dos pés dos maiores craques do futebol mundial, entre eles: o Rei Pelé, Zico, Garrincha, Rivelino, Didi, Eusébio, Beckenbauer, Romerito, Figueroa, Ronaldo Fenômeno, Roberto Dinamite, Jairzinho, Carlos Alberto Torres, Gerson e a melhor jogadora do mundo de futebol feminino em 2006, eleita pela Fifa, e campeã dos XV Jogos Pan-Americanos, Marta - a única mulher a fazer parte da calçada da fama.

Acessando o terceiro andar, pelas escadas rolantes ou pelos elevadores panorâmicos da torre de vidro, o visitante encontra mais pés da Calçada da Fama, a estátua do ex-jogador Zico, os bustos do ex-técnico Zagallo e do eterno Garrincha. Uma maquete virtual do estádio dá ao visitante sensação de estar dentro do novo Maracanã. A grande novidade deste formato fica por conta do mirante, de onde é possível ter uma visão privilegiada das obras, acompanhando de perto esse momento histórico, a transformação do estádio.

Uma loja de produtos de esporte e lembranças do estádio e um bar completam o espaço que, climatizado, oferece mais conforto, qualidade e segurança aos visitantes.

INFORMAÇÕES:             (21) 8871-3950      

HORÁRIO DE FUNCIONAMENTO: 9h às 17h, de segunda a domingo, inclusive feriados.

INGRESSOS PROMOCIONAIS: R$ 10,00 (Estudantes pagam meia. Pessoas da terceira idade e portadores de necessidades especiais e seu acompanhante com carteira de identificação não pagam). 

quinta-feira, 26 de maio de 2011

Cristo Redentor

Principal cartão-postal da cidade, o Cristo foi eleito pelos cariocas como a “Maravilha do Rio”. O monumento fica no alto do morro do Corcovado, a 700 metros de altitude, onde um mirante panorâmico descortina grande parte do Rio de Janeiro.

 Para chegar lá em cima há duas maneiras: de carro ou de trem. O acesso de automóvel é complicado em função da falta de vagas de estacionamento e excesso de flanelinhas. Prefira o trem - o percurso tem 3.800 metros em meio a jardins temáticos e a viagem dura cerca de 20 minutos. Inaugurada em 1931, a imagem do Cristo Redentor é considerada a maior estátua em estilo art déco do mundo. Visível de diversos pontos da cidade e confeccionada em pedra-sabão, tem 30 metros de altura, 28 metros de uma extremidade à outra e pesa 1.145 toneladas.

End: R. Cosme Velho, 513
Como chegar: O acesso ao monumento de carro é feito pela Estrada das Paineiras. Seguir pela R. Cosme Velho até à Ladeira dos Guararapes. Na ladeira, entrar na rua Conselheiro Lampréia (direita). A partir daí, já na Estrada das Paineiras, seguir as placas indicativas. No alto do Corcovado há estacionamento (e flanelinhas)