quarta-feira, 15 de junho de 2011

Lençóis Maranhenses

Um dos lugares mais belos do litoral brasileiro fica no Estado do Maranhão: é um mar de dunas que ocupa 70 km da costa e avança 50 km em direção ao interior, os Lençóis Maranhenses. Essa formação revela paisagens impressionantes, feitas de inúmeras lagoas de águas azuis e verdes, que durante o período das chuvas contrastam com as dunas de areia branca, que podem atingir os 40m de altura.

Toda a área faz parte do Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses, criado em 1981 para proteger os 155 mil hectares que guardam esse ecossistema tão particular. É bastante extenso e não tem estradas de acesso. Para conhecê-lo é preciso enfrentar as dunas e a temperatura elevada, sempre em companhia de um guia local. Pequenas caminhadas podem ser feitas a pé. Mas para caminhadas mais longas, aconselha-se o uso de veículos 4x4 ou, até mesmo, de um tradicional jegue.

O forte calor é compensado pelo banho refrescante nas lagoas cristalinas e nas praias desertas. A Lagoa Azul é a mais famosa por sua beleza. No interior do Parque há também dois oásis, o Queimada dos Britos e o Baixa Grande. E em suas margens há grandes manguezais.

Nas praias, podem-se ver caranguejos e tartarugas marinhas. Já as lagoas, recebem a visita de aves migratórias, como o Maçarico, a Marreca-de-asa-azul e o Trinta-réis, que param ali para descansar e se alimentar.

A aventura dessa visita começa na pequena cidade de Barreirinhas, de onde saem os passeios de barco pelo Rio Preguiças. A melhor época para visitar a região é no período chuvoso - de dezembro a julho - quando as lagoas estão mais cheias e menos quentes.

Atrações:

Lençóis Maranhenses:

A melhor época para conhecer as areias brancas e as enormes dunas é no período das chuvas - entre dezembro e junho - quando as lagoas de águas azuis e mornas, ótimas para banhos, estão cheias. A aventura pode se prolongar para quem deseja conhecer os povoados isolados dentro da área dos Lençóis Maranhenses, como Queimada dos Britos e Baixa Grande. São caminhadas que levam de oito horas a um dia e exigem a presença de um guia experiente. Uma opção é ir até a pequena cidade de Santo Amaro do Maranhão, na outra ponta do Parque – distante 100 km de barreirinhas -, e que tem como maior atrativo a Lagoa da Gaivota. Para chegar lá é preciso alugar um jipe em Barreirinhas.

Passeio de barco:

Para chegar aos Lençóis é preciso descer o Rio Preguiças até a sua foz no mar, a partir de Barreirinhas. Há barqueiros que alugam suas embarcações e servem de guias turísticos. Uma alternativa interessante é utilizar os barcos de linha regular, que fazem várias paradas durante o percurso – quando é possível entrar em contato com o modo de vida da população ribeirinha. A viagem é feita pelas águas verdes do rio, margeado por densa vegetação original, destacando-se as palmeiras de buriti. Em alguns trechos surgem formações de dunas e lagoas semelhantes às dos Lençóis, mas em menores dimensões. Nas margens encontram-se pequenos vilarejos formados de casas simples - algumas com telhados artesanais, feitos de folhas de palmeira - habitadas por famílias de pescadores.

Lagoas:

Há grandes lagoas na área dos Lençóis, como a Lagoa Azul e a Lagoa Bonita. Muito procuradas para banhos têm águas azuis e cristalinas. Podem ser conhecidas por meio de passeios de jipe que partem de Barreirinhas. Para ver a Lagoa Bonita, é necessário atravessar o Rio Preguiças de balsa e, depois, seguir de jipe por uma trilha de areia durante duas horas. Chegando lá, ainda é preciso subir uma duna de 40m de altura para chegar à lagoa – com o auxílio de uma corda de apoio, claro. Para a Lagoa Azul, o percurso é de apenas uma hora até as dunas, e muitas pessoas preferem fazê-lo ao final da tarde, para contemplar o belíssimo pôr do sol que o local proporciona.

Vôo Panorâmico:

Sobrevoar a região proporciona um dos mais belos ângulos de visão da paisagem. Do alto, vê-se a imensidão de dunas brancas entrecortadas pelas lagoas coloridas. O vôo acompanha o leito do Rio Preguiças.

Rio Preguiças:

É o rio que atravessa os Lençóis Maranhenses. Esse nome veio da calmaria de suas águas. Ele deságua em Atins, uma grande colônia de pescadores - onde é possível encontrar pescado e camarão para compra. É rodeado por vegetação nativa, especialmente de palmeiras.

Vilarejo de Caburé:

Local ideal para acampar, pois é banhado pelo Rio Preguiças e pelo mar. Possui também pousadas e restaurantes simples.

Praia de Vassouras:

Praia com 5 km de dunas, entre o mar e o Rio Preguiças.

Farol Preguiças ou do Mandacaru:

Do alto de seus 35m e 160 degraus, é possível avistar o Rio Preguiças, os Lençóis Maranhenses e as brancas dunas margeando o mar do Estado do Maranhão. Localiza-se no povoado de Mandacaru, nos limites do Parque, e funciona de 9h às 12h, e de 13h30 às 15h. O Farol é fechado para visitação segundas, quartas e sextas-feiras.